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As tecnologias da informação (TI) vêm avançando num ritmo alucinante. E conseguem, a cada inovação, expandir sua atuação aos diversos campos da sociedade. Atualmente, elas estão presentes na vida das pessoas e das empresas, a ponto de reunir condições até mesmo de otimizar os processos de produção, ainda que em setores conduzidos pela inteligência humana.
Não por acaso, as tecnologias de inteligência artificial já conseguem incorporar-se à Automação Robótica de Processos (RPA). Na prática, as duas ferramentas compõem uma metodologia aplicada às organizações que consiste em identificar, analisar e executar mudanças em todos os processos internos, padronizando algumas ações e oferecendo mudanças significativas em outras. O objetivo dessas intervenções é de oferecer aumento da produtividade através das transformações.
“O mundo corporativo recorre cada vez mais a sistemas de inteligência artificial que conseguem gerenciar grandes bancos de dados. Mas a tecnologia hoje vai além. Ela também permite mapear o ambiente em que está instalada e modificar a capacidade produtiva das empresas. Essa aliança que incorpora o RPA e a inteligência artificial entra como uma metodologia que agrega esses recursos tecnológicos, mas que também exige uma gestão do negócio preparada para fazer as mudanças orientadas pelas ferramentas”, explica Maria Cristina Diez, diretora comercial da Most Specialist Technologies, empresa que atua em sistemas de segurança digital há 22 anos.
“Não se trata de apertar botões e mudar a realidade das empresas automaticamente. É necessário aplicar as ferramentas de automação de modo que as ações alcancem performances mais expressivas. É um trabalho conjunto que une tecnologia, conhecimento de gestão e força de vontade. Se retirar qualquer um desses elementos da receita, o sistema pode vir a falhar ou apresentar resultados menos consistentes do seu potencial”, pontua a executiva da Most.
Do ponto de vista tecnológico, Diez revela que existem múltiplas ferramentas que podem auxiliar na execução do RPA e da inteligência artificial, e também no processo de gerenciamento das empresas. Segundo a diretora, investir em sistemas de TI que incorporem o atendimento ao cliente com segurança é um passo fundamental para a implementação do método.
“Muitas empresas hoje têm um grande potencial de crescimento reprimido em razão de suas próprias burocracias e fragilidades dos sistemas instalados. Os investimentos em RPA e inteligência artificial, incluindo bots responsáveis pela proteção dos dados em diversas camadas, tornam-se um caminho fundamental para quem pretende elevar esse crescimento”, avalia. “A adoção das tecnologias certas para a atividade empresarial faz parte da performance de todo empreendimento. O empreendedor contemporâneo vem descobrindo que inteligência humana e inteligência artificial precisam ser complementares”, conclui.
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