Avançar para o conteúdo principal

Equipe de ortopedia do Hospital Felício Rocho realiza procedimento inédito no Brasil

 

Equipe de ortopedia (crédito: acervo Felício Rocho)
Reforçando sua missão de cuidar das pessoas e agregar qualidade à vida, o Hospital Felício salta mais uma vez na direção da modernidade em busca das melhores condições de tratamento aos pacientes. Em maio, a equipe de ortopedia da instituição realizou uma cirurgia de prótese de tornozelo com substituição total do tálus, procedimento até então inédito no Brasil.
Esse recurso garante ao paciente a recuperação da capacidade de locomoção após um tumor que acometeu a região no corpo do tálus. Tal procedimento, feito através de uma peça de titânio em 3D, consiste na implementação de uma prótese para o tornozelo, com a substituição total do tálus.
Liderados por Dr. Daniel Baumfeld, ortopedista do Hospital Felício Rocho, a equipe ainda contou com os ortopedistas Dr.Tiago Baumfeld, Dr. José Sanhudo, Dr. Bruno Macedo, Dr. Benjamim Macedo e Dr. Hugo Ribeiro. Unidos, o grupo de especialistas realizaram a substituição do local acometido por uma prótese.
“O osso do tálus fica localizado na parte inferior do tornozelo e conecta o pé aos dois ossos inferiores da perna, que são a tíbia e a fíbula. O tálus e o calcanhar são essenciais para garantir a mobilidade e, quando acometido, provoca a perda dos movimentos, dificuldade para andar e calçar assim como dores limitantes na região”, explica o médico.
Dr. Daniel ainda acrescenta que “doenças nessa região podem comprometer a locomoção e a capacidade de manter o equilíbrio do indivíduo. Os traumas, tumores, osteonecrose, casos avançados de osteoporose, lesões da cartilagem desta articulação e quedas de grandes alturas afetam a capacidade do osso de receber carga e movimentar. O que motiva a busca pelo melhor tratamento para os pacientes”.
O médico ainda esclarece a diferença entre este tratamento inédito e outras possibilidades convencionais. “Sem a cirurgia que realizamos, o paciente passaria por uma série de procedimentos invasivos e que modificam toda a estrutura da região operada. Poderia haver perda do movimento da articulação e diminuição do tamanho da perna. Com o procedimento, essa margem o paciente tem a possibilidade de recuperação mais rápida e a condições de mobilidade ampliada, sem comprometer a função normal desta articulação”.

Cirurgia de tálus (crédito: acervo Felício Rocho)


A cirurgia foi um sucesso e o paciente recebeu alta apenas dois dias após realização. Inovações como essa são exemplos da importância dos avanços tecnológicos para a garantia da qualidade de vida e evolução no tratamento de fraturas, que comprometem a independência do paciente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

IA avança, e sistema com tecnologia já faz reconhecimento facial em menos de 1 segundo

Quando se pensa na evolução dos sistemas de segurança que utilizam a tecnologia da inteligência artificial (IA), é comum imaginar novas máquinas avançando horizontalmente, ou seja, oferecendo soluções que são novidades para o mercado. De fato, isso ocorre de forma ininterrupta, mas chama a atenção também a velocidade de leitura dos novos drives. Atualmente, já existem equipamentos capazes de fazer um reconhecimento facial em menos de um segundo. ‌ “As tecnologias da informação estão avançando muito com relação à performance de tempo, e isso é um reflexo do que as próprias empresas necessitam quando se pensa em segurança de dados. Como muitas operam com uma quantidade diversa de clientes ou de fornecedores, é necessário que esse acesso seja cada vez mais rápido, sem perder o foco no nível de segurança”, explica Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da MOST. A empresa, fundada há 23 anos, é especializada em criar e implementar sistemas de se...

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik   Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em   home office   e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum ...

MOST é reconhecida como um ótimo local para se trabalhar

  Jean Michel, CEO da Most (crédito: Most) Esforço da empresa em manter um ambiente de trabalho cada dia mais saudável oferecendo bem-estar para seus colaboradores foi reconhecido A MOST foi reconhecida como uma das 70 empresas melhores para se trabalhar em 2023. O ranking é do Great Place to Work e levou em conta alguns requisitos, como, confiança dos profissionais em seus gestores, respeito mútuo entre liderança e colaboradores, imparcialidade, orgulho de vestir a camisa da firma, qualidade de vida no ambiente coorporativo, abertura para inovação, salários que condizem com a demanda de trabalho e benefícios trabalhistas, entre outros. Esse é o segundo ano consecutivo que a empresa entra para o ranking. O Great Place to Work é uma fonte de estudo que avalia e reconhece entidades com base em pesquisas de clima organizacional e práticas de gestão de pessoas. O reconhecimento como um "Ótimo Lugar para Trabalhar" reflete o compromisso da MOST em promover um ambiente que garante ...