Avançar para o conteúdo principal

IA se populariza em 2023, mas usuários já usam tecnologia desde os primeiros smartphones

freepik


 Os avanços da inteligência artificial alcançaram os usuários comuns. Usando prompts de comando, uma pessoa consegue orientar uma ferramenta que utiliza o conceito de machine learning a produzir um texto, uma imagem, um vídeo, um site ou até mesmo um aplicativo. Em 2023, todas essas ferramentas ganharam a simpatia dos usuários, principalmente graças à popularização do criador de textos ChatGPT.

A vantagem dessas ferramentas é que elas são acessíveis ao público, e muitas inclusive são gratuitas. Esse é um privilégio que pode parecer recente, mas que está literalmente nas mãos dos usuários há mais tempo do que se imagina. “A inteligência artificial está presente em nosso dia a dia desde as primeiras versões dos smartphones, a partir do momento em que se tornou possível acessar nossas redes sociais e nossa agência bancária através de aplicativos no celular”, relembra Maria Cristina Diez, diretora comercial da Most Specialist Technologies, empresa especializada em criação e implementação de sistemas de segurança digital.

Ela garante: as tecnologias de IA usadas em processos de onboarding digital para dar acesso a aplicativos e plataformas têm um nível de avanço que, embora faça parte da vida das pessoas, leva muita gente desavisada a acreditar que é um futuro ainda inalcançável. “A segurança digital é extremamente avançada, de modo que hoje temos recursos que permitem fazer uma biometria facial que, em poucos segundos, oferece a identidade do usuário com um mapeamento completo de suas informações. Isso inibe as chances de haver tentativas de fraude contra bancos de dados e sistemas utilizados por empresas”, pontua.

Maria Cristina Diez cita exemplos de tecnologias de inteligência artificial que já existem há alguns anos. “Temos o background check, o face match, a prova de vida, o OCR cognitivo e outros recursos que ajudam a cadastrar e a identificar os usuários de diferentes maneiras, mas todas com níveis de segurança altamente avançadas. Se não houvessem esses recursos, os próprios celulares de hoje estariam fadados a ter funções bem mais restritas”, defende a executiva da Most.

“O machine learning tornou-se algo inevitável diante de tantas tecnologias de que dispomos hoje, porque oferecem antes de tudo soluções para as nossas necessidades enquanto usuários. Mas é importante destacar que esse processo está bastante avançado, porque começou há mais tempo do que se imagina. O futuro tende a ser ainda mais impressionante no campo da inteligência artificial, sobretudo para as empresas”, conclui Maria Cristina Diez.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Código Civil determina boas práticas nos condomínios e síndico como intermediador de conflitos

Créditos: Freepik   Ficar em casa tornou-se um hábito mais intenso nos últimos anos. Os trabalhos em   home office   e as tecnologias digitais dispensam as pessoas de passarem mais tempo na rua, resolvendo problemas. Como consequência, o convívio com os vizinhos tornou-se mais frequente. Isso envolve não apenas as relações amistosas, mas também as eventuais diferenças que possa haver entre ambos. ‌ Seja por conta de um barulho excessivo ou em hora imprópria, um vazamento ou de um comportamento inadequado, esses desacordos, quando se transformam em conflitos, costumam cair no colo do síndico. “O problema é que o síndico também é um morador, com seus problemas pessoais, com seu trabalho, suas prioridades e até suas afinidades com outros moradores. Mas o papel de intermediar essas situações é realmente dele”, explica Daniel Nahas, CEO da Administradora CASA, empresa especializada em administração de condomínios na egião metropolitana de Belo Horizonte. ‌ A despeito de algum ...

IA avança, e sistema com tecnologia já faz reconhecimento facial em menos de 1 segundo

Quando se pensa na evolução dos sistemas de segurança que utilizam a tecnologia da inteligência artificial (IA), é comum imaginar novas máquinas avançando horizontalmente, ou seja, oferecendo soluções que são novidades para o mercado. De fato, isso ocorre de forma ininterrupta, mas chama a atenção também a velocidade de leitura dos novos drives. Atualmente, já existem equipamentos capazes de fazer um reconhecimento facial em menos de um segundo. ‌ “As tecnologias da informação estão avançando muito com relação à performance de tempo, e isso é um reflexo do que as próprias empresas necessitam quando se pensa em segurança de dados. Como muitas operam com uma quantidade diversa de clientes ou de fornecedores, é necessário que esse acesso seja cada vez mais rápido, sem perder o foco no nível de segurança”, explica Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da MOST. A empresa, fundada há 23 anos, é especializada em criar e implementar sistemas de se...

Mercado de e-commerce mostra solidez, mas risco de fraudes aumenta

  freepik O faturamento do e-commerce no Brasil mostra que este é um mercado já bastante consolidado. De acordo com a Neotrust, empresa que monitora o comércio digital no país, o setor faturou R$ 161 bilhões em 2021. As cifras foram 26,9% maiores em relação a 2020, com um volume de entregas que alcançou 353 milhões de unidades. O que poderia ser apenas motivos de festa também tem sido de preocupação. Na esteira do crescimento do comércio digital, também há um aumento significativo nos casos de fraude. Em toda a América Latina, as operações fraudulentas foram 97% maiores do que as registradas na América do Norte. Quando comparado ao e-commerce da Ásia, o maior do planeta em número de consumidores, e com os países do Pacífico, os índices foram 222% mais altos. Os dados são da Stripe, no recorte 2019-2022. “O mercado de e-commerce envolve o cadastramento e o armazenamento de informações pessoais em bancos de dados digitais. À medida em que vemos as movimentações financeiras aquecerem ...